A reconstrução do cotidiano: a importância dos emigrados norte-americanos na formação do protestantismo brasileiro na segunda metade do século XIX

  • Marcelo dos Santos Oliveira

Resumo

O tema cotidiano é relativamente novo em relação aos temas abordados ao longo da história da historiografia e na historiografia religiosa tem sido muito pouco estudado. De acordo com Marc Bloch (1976/28), a história seria antes de tudo uma investigação. O objeto da história é o homem. “Melhor os homens. Mais do que o singular, favorável a abstração, convém a uma ciência da diversidade, o plural, que é o modo gramatical da relatividade”. Quando analisamos as obras do passado, vemos que o cotidiano estava presente como lugar da narrativa dos acontecimentos.
Publicado
Fev 11, 2016
##submission.howToCite##
OLIVEIRA, Marcelo dos Santos. A reconstrução do cotidiano: a importância dos emigrados norte-americanos na formação do protestantismo brasileiro na segunda metade do século XIX. Revista Teológica, [S.l.], n. 9, fev. 2016. ISSN 2674-7898. Disponível em: <http://ead.teologica.net/revista/index.php/teologicaonline/article/view/15>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos