Cuidando da saúde mental e espiritual do pastor: uma abordagem a respeito da necessidade do aconselhamento pastoral direcionado a pastores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus

  • Paulo Ramos dos Santos

Resumo

O pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus é geralmente uma pessoa-chave em sua comunidade. Sua presença é requerida em todas as ocasiões e eventos, sejam de celebração, consolo ou de aconselhamento. Pesa-lhe ainda o encargo da administração material e organizacional da igreja. Suas atribuições também envolvem tomadas de decisões que podem ir desde a cor do prédio até a aplicação de disciplinas a fiéis. Logo, ele lida com o temporal e o eterno, geralmente sob tensão emocional. O temporal requer administração de conflitos provenientes de visões e desejos diferentes entre seus pares e seu rebanho. O eterno exige fortes reflexões, que podem remeter a um sentimento de culpa por uma decisão equivocada. Este trabalho pretende verificar se pastores dessa denominação evangélica procuram ajuda de profissionais da área de aconselhamento para a solução de conflitos mentais e espirituais de seu próprio eu. A investigação foi de natureza exploratória, através do emprego de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. Os resultados apontam que tais pastores são carentes de cuidados, principalmente no campo emocional. Apontam ainda, que eles não procuram ajuda por falta de um programa estruturado voltado especificamente para aconselhamento a pastores.
Publicado
Jun 29, 2016
##submission.howToCite##
SANTOS, Paulo Ramos dos. Cuidando da saúde mental e espiritual do pastor: uma abordagem a respeito da necessidade do aconselhamento pastoral direcionado a pastores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Revista Teológica, [S.l.], n. 6, jun. 2016. ISSN 2674-7898. Disponível em: <http://ead.teologica.net/revista/index.php/teologicaonline/article/view/84>. Acesso em: 02 maio 2024.
Seção
Comunicações orais