O cristianismo da Galiléia: uma expressão do critianismo primitivo - um olhar sobre a metodologia de pesquisa de movimentos da antiguidade

  • Paulo Roberto Garcia

Resumo

Em nossa abordagem, queremos enfocar dentro das expressões do Cristianismo Siro-Palestinense, o cristianismo judaico das comunidades da Galiléia. É claro que diante da complexidade do tema, cabe aqui apontar as questões metodológicas para tal empreitada e pistas para essa tarefa. Faremos isso em dois tópicos. No primeiro vamos abordar a Galiléia enquanto espaço fronteiriço de tradições, culturas e etnias. No segundo, vamos apontar as fontes que nos possibilitam reconstituir esse cristianismo. É óbvio, que ao discutir as fontes será necessário rediscutir a localização dos escritos neotestamentarios, uma vez que nossos manuais de introdução e contexto histórico do Novo Testamento não costumam apontar nenhum escrito como originário da Galiléia.
Publicado
Mar 10, 2016
##submission.howToCite##
GARCIA, Paulo Roberto. O cristianismo da Galiléia: uma expressão do critianismo primitivo - um olhar sobre a metodologia de pesquisa de movimentos da antiguidade. Revista Teológica, [S.l.], n. 7, mar. 2016. ISSN 2674-7898. Disponível em: <http://ead.teologica.net/revista/index.php/teologicaonline/article/view/40>. Acesso em: 02 jan. 2025.
Seção
Palestra de abertura